Leiam o comunicado publicado na íntegra no site deste sindicato, abrindo esta ligação.
Excerto desse comunicado acerca da discriminação dos docentes efetivos em duas prioridades
" ... já no que se refere ao diploma sobre os Concursos de Professores, não foi de todo possível chegar a acordo com o Ministério da Educação, e o SPLIU fez todos os possíveis para que tal acontecesse,
dada a inflexibilidade da equipa negociadora, presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, em relação a alguns aspetos que este Sindicato considerava, e considera nucleares, nomeadamente, no que se refere às prioridades em sede dos vários concursos".
Comentário do nosso Movimento:
O SPLIU reafirma o que já dissera quando da última reunião negocial com o Ministério da Educação, ao referir que a divisão dos docentes efetivos foi uma das razões para não assinar o acordo com o ME.
Perguntarão, e as posições dos outros sindicatos não são publicadas?
Não se pode publicar o que se desconhece!
Pesquisamos nos sites de todos os sindicatos e nada mais encontrámos sobre o tema, depois da mensagem que publicámos após a última reunião negocial com o ME, onde fizemos uma síntese sobre as posições dos sindicatos.
Por exemplo o SIPE, que teve no ano passado a iniciativa de através de petição discutir a colocação dos docentes na Assembleia da República respeitando a Graduação Profissional na Mobilidade Interna, omitiu este Princípio no Concurso Interno.
Posição idêntica da ASPL e SNPL.
Face a ausência dessas posições, talvez possamos concluir que o SIPE, ASPL, SNPL e outros sindicatos, não têm associados providos em QZP!