Pesquisar neste blogue

Mostrar mensagens com a etiqueta Blog DeAr Lindo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Blog DeAr Lindo. Mostrar todas as mensagens

domingo, 5 de fevereiro de 2017

A omissão da discriminação dos docentes efetivos, nos sites, cujos autores são docentes


Na mensagem que publicamos sobre as posições finais dos sindicatos acerca da revisão do Decreto-Lei 132/2012, deixamos em aberto uma abordagem futura, sobre a posição de alguns sites, cujos autores são docentes, sobre a divisão dos docentes efetivos em duas prioridades no Concurso Interno Público.



- O assunto foi claramente esquecido, o que nos parece estranho, pois este Blog aborda geralmente todas as matérias sobre a temática dos docentes, e nomeadamente sobre os concursos de docentes.

- Acompanhou a par e passo o desenvolvimento das negociações da revisão do Decreto-Lei 132/2012, tendo publicado informação abundante e até exaustiva sobre o tema. Contudo passou ao lado da divisão dos docentes efetivos em duas prioridades.

-  Finalmente, e apenas após o conhecimento da versão final da revisão do Decreto-Lei, publicou hoje, uma síntese sobre as prioridades no Concurso Interno e Mobilidade Interna. Contudo, mais uma vez, nem uma palavra, nem qualquer opinião sobre a divisão dos docentes efetivos em duas prioridades.

- O Blog DeAr Lindo estará ou não de acordo com a divisão dos docentes efetivos em duas prioridades? Não se conhece a sua posição.

Em 16 de janeiro passado foi enviada uma mensagem para o email (geral@arlindovsky.net) do Blog, expondo o assunto e solicitando colaboração na divulgação desta injustificada divisão. Nomeadamente, e face às listas dos grupos de recrutamento do último concurso interno realizado em 2015, observar o que aconteceria com a referida divisão dos efetivos em duas prioridades. 
Bem sabemos que o Blog não necessitaria de tal pedido de colaboração, pois como sabemos frequentemente apresenta informação bem feita sobre os concursos de docentes. Apenas o fizemos atendendo à omissão do assunto.

- Não houve qualquer resposta à nossa mensagem, como não houve qualquer posição, sobre as várias mensagens de diversos docentes, a contestar a divisão dos docentes efetivos em duas prioridades, publicadas no Blog DeAr Lindo.

- Mas o Blog DeAr Lindo teria que abordar este assunto? 
Claro que não, pois a decisão de tratar este ou aquele assunto, ou a forma como trata os assuntos é da exclusiva vontade e liberdade do(s) autor(es), tal como acontece neste nosso Blog.

Apesar de parecer contraditório, face às críticas atrás referidas, agradecemos ao  Blog DeAr Lindo o ter aceitado a publicação das mensagens dos diversos docentes discriminados, assim como algumas deste movimento.



Também neste Blog, que aborda matérias sobre a temática dos docentes, nomeadamente sobre os concursos de docentes e que acompanhou as negociações da revisão do Decreto-Lei 132/2012, não houve referência à divisão dos docentes efetivos em duas prioridades.

Em 23 de janeiro passado, enviamos uma mensagem para o email (odracirmt@yahoo.com.br) do Blog, expondo o problema e solicitando a sua divulgação, assim como do movimento.

Não houve qualquer resposta ao nosso pedido.


3) Vivemos em democracia, logo divergir dela faz parte.

Respeitamos as opções editoriais dos blogues atrás citados.

Contudo não poderíamos de assinalar as nossas divergências, ao não abordarem uma divisão tão discriminatória dos docentes efetivos, assim como ausência de resposta às nossas mensagens.

Alguns dos docentes que aderiram a este movimento, tal como referiram em relação às posições de alguns Sindicatos e Ministério da Educação, mostraram a sua perplexidade acerca da omissão da discriminação injusta e de duvidosa legalidade, também nos espaços da Internet, cujos autores são seus pares, questionando se esta divisão artificial, inútil e discriminatória que os atinge, não mereceria mais solidariedade.

Por vezes ouve-se dizer que o Ministério da Educação "divide para reinar". 

A resposta a esta estratégia, da parte dos docentes, das suas organizações representativas e dos espaços editoriais geridos pelos seus pares, é por vezes, pouco efectiva e mesmo omissa, mesmo que seja "justificada" com a intenção de não contribuir para mais divisões.

Continuamos a persistir no mesmo erro! 

Hoje somos nós a sofrer esta injusta discriminação, não esquecendo os nossos colegas "contratados indeterminadamente", antes foram outros e no futuro outros se seguirão!
Assim, nunca seremos uma classe docente, continuaremos a ser um conjunto de classes!
Esta reconhecida fragilidade é bem aproveitada pelo Ministério da Educação!